Imigrar para os Estados Unidos

Brasileiros escapam de cativeiro em NY

Noticias de Imigração



Noticias de semanas anteriores

4/4/2008

Brasileiros escapam de cativeiro em NY


Fonte: Agência BR NEWS

Da redação com agências

Grupo foi feito refém por coiotes.



Após dias sem comida e sob ameaça de ter dedos cortados e familiares agredidos, um grupo de cinco imigrantes ilegais, sendo pelo menos dois brasileiros, conseguiu escapar de um cativeiro em Port Chester, em Nova York, no sábado, 29.

Segundo investigadores da polícia local, os cinco homens foram feitos reféns por coiotes. Eles já haviam pagado – cada um, US$ 10 mil para atravessar a fronteira do México com o Estado do Texas e para custear transporte em uma van até Nova York. Quando estavam no destino final, os coiotes teriam aprisionado o grupo em um apartamento e exigiram mais US$ 2 mil de cada um para libertá-los sem danos a eles e aos familiares.

O mexicano John Ernest Guerrero Jr., 22, apontado como um dos seqüestradores, foi preso pela polícia. Apesar de estarem ilegais nos EUA, os brasileiros Luciano Soares de Lima, 29, e Paulo Fonseca, 49, não foram presos e não devem ser deportados. De acordo com Joseph Krzeminski, chefe da polícia de Port Chester, “eles serão tratados como testemunhas de um crime e, por enquanto, têm colaborado com as investigações”.

Algumas reportagens da imprensa Américana relataram que os cinco imigrantes eram brasileiros, mas o dado não foi confirmado por Krzeminski. "Os outros três fugiram e não entraram em contato conosco. Os dois que nos procuraram pediram socorro pelo 911 porque escaparam do apartamento e não sabiam o que fazer", diz. Os rapazes estão livres e hospedados com parentes de um deles, que já mora há mais tempo em Port Chester.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo.